terça-feira, 21 de outubro de 2025

FOLHADO COM NATAS RECEITA CULINÁRIA

FOLHADO COM NATAS RECEITA CULINÁRIA

Ingredientes 

400 g de massa folhada congelada

300 g de natas batidas

100 g de amêndoas doces 

um pouco de açúcar glaceado 

3 ou 4 biscoitos 

"sabayón" (feito com 3 gemas, 

7 colheres de sopa de vinho Marsala seco ou Xerez, 

125 g de açúcar). 


Preparação: 45 minutos, mais o tempo necessário para deixar descongelar a massa. Cozedura: 14 minutos (mais o tempo preciso para o sabayón"), e 6 de repouso no forno desligado. 

• Divida a massa folhada em duas partes iguais e, com o rolo, estenda cada uma delas, dando-lhes uma forma circular ou quadrada, como desejar. 

Uma vez estendida, cada bocado de massa deve ser maior do que o tamanho final, porque a massa encolhe ao cozer. 

 Ponha o disco (ou o quadrado) de massa numa tarteira adequada para a cozedura no forno microondas e pique-a várias vezes com um garfo. Em seguida, introduza a tarteira no forno, programado na potência máxima, e deixe cozer a massa durante 3 minutos.

 Continue a cozedura na potência média, durante 4 minutos, girando a tarteira 2 ou 3 vezes. Deixe a massa no forno desligado, durante mais 3 minutos. 

 Uma vez retirado do forno o primeiro bocado de massa cozida (não é necessário esperar que arrefeça), divida-o horizontalmente ao meio, com uma faca grande. É fácil, porque a massa cresceu, formando diversas camadas. • Em seguida, coza o segundo bocado de massa e faça como com o primeiro; finalmente obterá 4 discos (ou quadrados) de massa folhada. Com uma faca de serra, ou eléctrica, iguale bem as bordas dos 4 bocados, de maneira que sejam perfeitamente iguais. 

Pele as amêndoas e triture-as. Moa os biscoitos e misture-os com as amêndoas. Prepare o "sabayón" com os ingredientes indicados  e deixe-o arrefecer. Bata as natas bem firmes e misture com o "sabayón". cuidadosamente, para que não baixem. 

 Coloque um bocado de massa sobre um prato. distribua por cima a quarta parte do creme preparado. estenda-o, cubra com outro bocado de massa. distribua por cima mais creme e continue assim. Colocado o último bocado de massa, pressione ligeiramente com a mão aberta e, usando uma espátula, reparta o restante creme pelas bordas, extendendo-o bem e cobrindo-o com as amêndoas trituradas. 

 Finalmente, polvilhe a superfície da tarte com o açúcar, passado por um coador fino, limpe o prato dos invitáveis restos deixe a tarte a temperatura ambiente (não no frigorífico) até ao momento de servir. 

A massa folhada, enquanto se coze, vai crescendo e diminuindo de tamanho,. Quando  deixa de diminuir, significa que já está cozida. Vigiar o tempo de cozedura porque, ainda que a veja branca por fora (até ao ponto de parecer crua), se deixar cozer mais tempo que o indicado, queima-se no seu interior.  

LULAS RECHEADAS RECEITA CULINÁRIA

LULAS RECHEADAS RECEITA CULINÁRIA MICRO-ONDAS

Lulas recheadas 

Ingredientes para 4 pessoas

8 lulas um pouco grandes (podem ser congeladas) 

2 ovos cozidos 

1 cebola grande 

2 dentes de alho

6 colheres de sopa de tomate frito (ou molho de tomate)

1 tablete de chocolate

100 g de cogumelos

1 copinho de vinho branco

azeite farinha pimenta preta sal. 


Preparação: 20 minutos.

 Cozedura: 18 minutos, 

5 de repouso no forno deslizado. 

• Limpe as lulas: esvazie as bolsas e lave-as debaixo da torneira; elimine os olhos e as vísceras; pique as patas muito miúdas. Salgue-as e deixe-as num escorredor. 

• Pele a cebola e o alho e pique-os pequenos. Guarde metade.

 Lave os cogumelos e pique-os, guardando algumas cabeças para a guarnição. 

Pique um ovo cozido. 

Para o recheio,

 ponha 4 colheres de sopa de azeite numa bandeja douradora e aqueça 1 minuto: junte metade do alho e da cebola, os cogumelos e os tentáculos das lulas. 

Cozinhe 4 minutos na potência máxima, junte o ovo cozido picado e 2 colheres de sopa de tomate frito: tempere com sal e pimenta, mexa e cozinhe 2 minutos. 

 Recheie as lulas com este preparado, prenda-as com palitos e enfarinhe-as. Adicione 2 colheres de sopa de azeite à caçarola e aqueça 1 minuto. Aloure as lulas 2 minutos de cada lado. Junte a restante cebola e o alho e cozinhe 4 minutos, com a caçarola tapada. Dê a volta às lulas. junte o resto do tomate e o vinho e cozinhe 2 minutos. Adicione o chocolate ralado e cozinhe 2 minutos, sempre com a caçarola tapada. 

Deixe repousar 5 minutos. Retire as lulas e passe o molho pelo passevite (ou triturador) para que fique bem fino. Cubra as lulas com o molho e sirva-as bem quentes, com cabeças de cogumelos aloiradas no prato assador, e rodelas de ovo cozido. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

PUDIM DE BACALHAU RECEITA DE CULINÁRIA

PUDIM DE BACALHAU RECEITA DE CULINÁRIA


 Pudim de bacalhau 

 para 4 pessoas 


300 g de bacalhau seco

1 lata de cogumelos (ou 50 g de cogumelos frescos) 

1 pimento

4 ovos

1 cebola 

2 dentes de alho

1,5 dl de leite 

1 1/2 copinho de azeite 

manteiga 

50 g de queijo gruyère ralado 

salsa - pimenta branca - sal


Para a guarnição: cenoura ralada - beterraba em conserva. 


Preparação: 15 minutos (mais o tempo necessário para demolhar o bacalhau).

Cozedura: 15 minutos, e 5 minutos de repouso no forno desligado. 

• Para demolhar o bacalhau, ponha-o coberto com água, dentro do frigorífico, 3 dias antes de o cozinhar. Tape o recipiente para que o bacalhau não deite cheiro, e deixe-o dentro do frigorífico sem lhe tocar, para que não se rompa a crosta de sal que se forma na superfície. Passadas 48 horas, escorra-o e mude a água. Deixe-o de molho outras 24 horas, mudando a água 3 vezes neste tempo, ou seja, cada 8 horas. • Chegado o momento de preparar a receita, retire o bacalhau do frigorífico e escorra-o. Limpe-o muito bem, eliminando a pele e, cuidadosamente, todas as espinhas; em seguida, corte-o. 

• Descasque a cebola e pique-a muito fina (ou rale-a); pele e pique, também finos, os dentes de alho. Escorra os cogumelos e corte-os, se são de lata; lave-os e corte-os se se tratarem de cogumelos frescos. Corte muito miúdo o pimento morrone. 

 Ponha a cebola e o alho numa tigela, salgue-os ligeiramente e regue-os com azeite. Cozinhe 5 minutos, mexendo a meio da cozedura. A cebola e o alho devem ficar amolecidos e transparentes. • Pique o bacalhau cortado, juntamente com a salsa. Tempere com muito pouco sal e pimenta, não se esquecendo que o bacalhau é salgado. pelo que necessita de pouco condimento. 

Com uma batedeira de mão, trabalhe os ovos até que fiquem espumosos. Tempere ligeiramente com sal e pimenta e misture com o queijo e o leite. Misture todos os ingredientes que pre-parou até ao momento, ou seja: o bacalhau, os cogumelos, o refogado de cebola e alho, o pimento morrone e os ovos com o queijo e o leite. 

 Unte uma forma redonda. de 20 cm de diâmetro e bordos altos, com manteiga. Encha-a com a mistura e cozinhe 10 minutos no micro ondas, na potência máxima. Deixe repousar durante 5 minutos no forno desligado, e volte no prato de servir. 

O pudim pode-se servir frio ou quente. No primeiro caso, acompanha-se com molho de maionese condimentada com limão. Se preferir, quente, pode acompanhar com molho de tomate.