sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SOPA DE PEIXE

sopa de peixe



25 minutos


Os pescadores, de volta das pescarias, fazem muitas vezes esta sopa de peixe odorante e reconfortante. A receita é muito simples e faz-se muito bem com os peixes do oceano.


1 nabo (200 grs.) - 2 alhos porros brancos (150 grs.) - 5 folhas de couve - 1 pescada - 1 cebola - 2 cravinhos da índia - 1 ramo de cheiros - sal - pimenta - 2 tomates - 50 grs. de manteiga ou de margarina -4 dentes de alho - pão seco - 1/2 gr de açafrão - aletria. (As qualidades dos peixes podem ser substituídas)
Corte a cebola. Faça-a alourar na panela de pressão com 50 grs. de manteiga ou de margarina, sem deixar tostar. Junte-lhe em seguida os tomates sem pele e cortados em 8, o alho picado e o peixe. Deixe apurar durante 10 minutos, sem tapar, mexendo sempre com uma colher de pau.
Junte o açafrão, cravinhos da índia, o ramo de cheiros, o sal e a pimenta. Deite 1 litro e meio de água. Tape a panela de pressão. Deixe cozer 15 minutos.
Passe a sopa de peixe pela máquina com as espinhas do peixe. Deixe ferver de novo. Deite-lhe 3 colheres de sopa de aletria. Tape a panela de pressão. Deixe cozer ainda 2 minutos a partir do começo do movimento rotativo da válvula. Se gostar deite bocadinhos de alho pisado nos pratos antes de deitar a sopa, esfregando os bocados de pão seco com o alho.

Sem comentários: