sábado, 14 de novembro de 2009

APRENDA A FAZER OS SEUS REMÉDIOS CASEIROS

Aprenda a fazer os seus remédios caseiros
Sabe aquele chá para a dor de cabeça, cólicas, entre outros males do dia-a-dia que a sua avo Ihe receitava? Aprenda, agora, quais são as melhores formas de prepara-los!
DECOCÇÃO
Lave as ervas, coloque-as numa panela e acrescente a água pedida (á temperatura ambiente). De seguida, leve ao lume e deixe ferver por 5 a 10 minutos, ou durante o tempo descrito na receita. Desligue o lume e espere amornar. Coe e adoce. Esta forma de preparação e indicada principalmente para sementes, raízes, cascas e frutos secos.
INFUSÃO
Ferva a quantidade de água pedida na receita, desligue o lume e junte as ervas lavadas. Tape e deixe descansar por 15 minutos. Depois de o chá estar morno, coe e adoce. Geralmente, este processo é mais comum com flores, frutos e folhas das plantas.
MACERAÇÃO
Amasse as ervas com o cabo de uma colher e adicione agua, vinagre, óleo ou vinho. Deixe descansar no mínimo durante 12 horas. Coe e beba. Neste processo, pode-se usar qualquer parte da planta, porem, é mais indicado para vegetais que precisem de longo período de tempo para libertar os seus princípios activos.
SUMOS
A forma mais prática de preparar um sumo é bater as frutas, plantas ou eevas no liquidificador, coar e adoçar.
XAROPES
Amasse os ingredientes pedidos na receita (use o cabo de uma colher) e coloque num recipiente. Cubra com mel, tape e deixe descansar 1 dia. Esprema, coe e tome. Ou ainda: leve as plantas ao lume com água e açúcar até ficar uma calda. Retire do lume, espere amornar e guarde num pote.
INALACOES
Despeje o chá indicado, quente, numa bacia, ou deixe na própria panela em que foi feito. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor durante o tempo indicado na receita. Atenção: tenha muito cuidado para não se queimar neste processo.

Sem comentários: