domingo, 31 de outubro de 2010

PUDIM DE LEITE GELATINADO RECEITA CULINÁRIA


PUDIM DE LEITE GELATINADO RECEITA CULINÁRIA


5 del. de leite
200 gramas de açúcar
8 gemas de ovos
25 gramas de gelatina
Baunilha q. b.

Parte-se a gelatina em bocadinhos e deita-se em água morna para se dissolver.
Batem-se os ovos com o açúcar. Ferve-se o leite com uma vagem de baunilha e mistura-se aos ovos, sem talhar, me­xendo sempre. A seguir, deita-se a gelatina quente e mexe-se novamente para uniformizar a massa. Passa-se a forma de pudim por água fria e queima-se açúcar em pó, para carame­lizar. Deita-se a massa e só se tira quando estiver gelati­nado.

sábado, 30 de outubro de 2010

PUDIM DE PÃO E ESPECIARIAS RECEITA CULINÁRIA


PUDIM DE PÃO E ESPECIARIAS RECEITA CULINÁRIA

290 gramas de açúcar
50 » » corintos
1/2 litro de leite, menos uma colher, das de sopa
1 colher, das de sopa, de vinho do Porto
Miolo de duas carcaças
4 ovos inteiros e mais duas gemas
Raspas de noz moscada e um cravo da índia

Mistura-se tudo muito bem, depois de se ter passado pela peneira o pão embebido no leite a ferver.
Deita-se a mistura dentro de uma forma de buraco, un­tada de manteiga e vai ao forno a cozer, em calor moderado.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CUSCOUZ DA ALGERIA




Couscous da Algéria 30 minutos

Eis uma receita de couscous escolhida entre muitas outras. Pode fazê-la sem dificuldade alguma e sem perdas de tempo. Existem muitas va­riantes deste prato. Por exemplo, pode substituir o carneiro por frango, ou empregar as duas carnes. Miolo de alcachofras, ervilhas ou chicharos (postos de molho durante 12 horas) tornam o couscous mais rico.


  500 grs. de couscous já preparados 
- 800 grs. de carneiro 
-500 grs. de tomates 
- 500 grs. de abóboras 
- 500 grs. de cenouras e nabos
 -2 pimentões 
- salsa 
- 1 dente de alho 
- 2 cravinhos da índia 
- 1/2 colher de chá de gengibra (facultativo)
 - 150 grs. de manteiga ou de margarina
 - sal - malagueta 
- 100 grs. de uvas de Málaga.


Doure à parte o carneiro cortado em 8 bocados com 50 grs. de man­teiga ou de margarina bem quente.
Na,panela de pressão faça ferver 2 litros de água com sal. Junte os tomates, os pimentões cortados aos bocados e sem pevides, as cebolas picadas com os cravinhos da índia, cenouras e nabos, a gengibra, um raminho de salsa e um pouco de malagueta. Feche a panela de pressão. Deixe cozer durante 25 minutos a partir do movimento rotativo da válvula.

Durante este tempo, deite o couscous numa saladeira. Regue-o até meia altura com água fria salgada. Deixe inchar durante 5 minutos. Deite no cesto de alumínio furado ou, na sua falta, num passador com pés. Abra a panela de pressão, esvazie-a e depois deite-lhe de novo para dentro algumas conchas do caldo que acabou de cozer nela. Jun­te as abóboras cortadas aos quartos e as uvas. Por cima, ponha o ces­to ou o passador com o couscous, tendo em atenção que este não deve ficar em contacto com o líquido. Ele deve cozer somente ao vapor (um copo posto no fundo da panela de pressão poderá manter o cêsto por cima do líquido). Feche a panela de pressão. Deixe cozer durant 5 minutos partir do movimento rotativo da válvula.


Abra a panela, sem demora. Volte o passador com o couscous sobre uma rodilha, bata-os com um garfo. Ponha de novo no passador, depois na panela de pressão. Feche esta e deixe cozer mais 5 minutos. Abra a panela, sem demora. Neste momento, os grãos devem ter dobrado de volume.


Deite o couscous num prato grande. Incorpore-lhe 100 grs. de mantei ga ou de margarina com a ajuda de dois garfos, de maneira a não for mar bolas com os grãos. Disponha em pirâmide. No cimo coloque a carne e os legumes e regue com algumas conchas de caldo. Sirva o resto na molheira.


Se gostar do couscous muito apimentado, acompanhe-o com um môlho muito forte (Arissa).


Receita do molho Arissa ■' Num recipiente de barro, deixe macerar pimentos vermelhos em azeite durante 1 a 2 meses.

Na altura de fazer o molho junte uma pitada de malagueta e os grãos dum pimentinho vermelho da Argentina. Ferva durante 5 a 10 minut no azeite da maceração. Deixe arrefecer e sirva à parte este môlho muito forte (meia colher

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ENGUIA ESTUFADA RECEITA CULINÁRIA

ENGUIA ESTUFADA RECEITA CULINÁRIA

10 minutos

1 boa enguia
60 grs. de manteiga ou de margarina
3 cebolas
1 dente de alho
1 cenoura
1 ramo de cheiros
1/2 lit de vinho tinto ou branco
1 copo de licor de cognac
125 grs. de cogumelos
1 colher de chá de farinha 
 sal - pimenta.


Escame a enguia e corte-a em bocados de 6 cms, aproximadamente. (A peixeira poderá fazer-lhe este trabalho).
Na panela de pressão, ponha 40 grs. de manteiga ou de margarina. Deite a cenoura às rodelas, as cebolas cortadas e o alho. Em seguida junte o ramo de cheiros e os bocados de enguia. Ponha sal e pimenta. Regue com cognac. Deixe fazer fumo Deite então por cima o vinho. Tape a panela de pressão. Deixe cozer a fogo lento durante 10 minu­tos.
Durante este tempo, prepare os cogumelos e lave-os. Corte-os em lâ­minas e frite-os num pouco de manteiga ou de margarina. Dois minu­tos antes de servir, junte os cogumelos ao molho (se este lhe parecer muito aguado, misture uma colher de chá de farinha com um bocado de manteiga ou de margarina e deite esta mistura no molho, deixando ferver um instante).

GANSO EM CONSERVA RECEITA CULINÁRIA


GANSO EM CONSERVA RECEITA CULINÁRIA


3 ou 4 quilos de ganso bem gordo e bem carnudo
tomilho
louro
pimenta em grão
sal grosso.

Decepe o ganso. Ponha de parte toda a gordura. Amontoe os bocados de carne sem gordura num tacho de barro, intercalando sal grosso e os cheiros entre as camadas de carne. Conserve assim a
carne de 24 a 48 horas.

Derreta lentamente a gordura do ganso na panela de pressão. Não eleve muito o calor, porque a gordura não deve ferver. Lave muito cuidadosamente os bocados do ganso. Deite-os na panela de pressão onde aquece a gordura do ganso (o conteúdo da panela de pressão não deve ultrapassar 2/3 da sua altura). Feche a panela de pressão e deixe cozer a lume brando durante cerca de 60 minutos.

Assim que a cozedura terminar, escorra os bocados do ganso.
Ponha-os em recipientes de barro ou de vidro. Cubra-os com a gordura do ganso a ferver. Tape os recipientes e conserve-os em lugar seco. A carne de ganso em conserva é utilizada aquecida no« Cassoulet », com batatas fritas na sua gordura, com todos os legumes secos cozidos antecipadamente e apurados depois junta­mente com a carne.

domingo, 24 de outubro de 2010

CARNE DE VACA REFUGADA RECEITA CULINÁRIA


CARNE DE VACA REFUGADA RECEITA CULINÁRIA

1 kg. e 500 grs. de carne da pá
100 grs. de manteiga ou de margari­na
1/2 litro de vinho tinto (ou vinho branco seco)
1 copo de cognac
algumas tiras de coirato de toucinho
2 colheres de sopa de calda de tomate
500 grs. de batatas 
1 cebola grande
300 grs. de cenouras 
2 dentes de alho
100 grs. de cebolas 
100 grs. de nabos
1 ramo de cheiros 
sal - pimenta

Na véspera da cozedura faça lardear o bocado da carne. 
Prepare uma vinha de alhos com 1/2 litro de vinho tinto ou branco adicionado por um copo de cognac, uma cebola grande cortada, 2 cenouras cortadas às rodelas, alguns grãos de pimenta, 2 dentes de alho e um ramo de cheiros. Ponha a carne em vinha de alhos durante uma noite inteira. 
No outro dia escorra a carne. Passe-a na frigideira em 50 grs. de man­teiga ou de margarina muito quente. 
Guarneça o fundo da panela de pressão com o coirato do toucinho. Ponha a carne por cima e re­gue-a com a vinha de alhos.
Deite o sal e a pimenta, e duas colheres de sopa de calda de tomate. Tape e deixe cozer durante uma hora de­pois do aparecimento do movimento rotativo da válvula. 
Durante este tempo deixe refugar as cebolas na frigideira com 50 grs. de manteiga ou de margarina
Abra a panela de pressão e despeje-a completamente. Passe o molho ] por uma peneira fina. Deite-o outra vez na panela de pressão, assim como a carne, as cenouras, os nabos, as cebolas refugadas e as bata­tas descascadas. Tape de novo panela de pressão e deixe cozer durante : mais 10 minutos.

CARNE ESTUFADA RECEITA CULINÁRIA


CARNE ESTUFADA RECEITA CULINÁRIA

800 grs. de carne da pá
50 grs. de mantei­ga ou de margarina
1/2 pé de vitela
1 copo de vinho branco seco -
2 cebolas
1 ramo de cheiros
sal - pimenta.

Na panela de pressão refogue a carne em todos os lados com 50 grs. de manteiga ou de margarina, e depois as cebolas cortadas aos boca­dos.
Junte a seguir a meia mão de vitela, o ramo de cheiros, o sal, a pi­menta, 1 copo de vinho branco seco e outro tanto de água.
Tape a panela de pressão. Deixe cozer durante 1 h 30 a partir do movimento rotativo da válvula.
 Tire os ossos da mão de vitela e o ramo de chei­ros, antes de servir.

Se tiver a intenção de servir a carne fria, proceda como para a carne de vaca « à la mode ». É um prato para pique-nique ou para o jantar de Domingo. Preparado com antecedência, corta-se em belas fatias. Pode servir com salada de alface ou pode decorar o prato com pepino, mayonnaise ou mostarda.