domingo, 26 de dezembro de 2010

LARANJAS NORUEGUESAS RECEITA CULINARIA

RECEITA CULINÁRIA LARANJAS NORUEGUESAS

4 laranjas grandes sumarentas
200 g de açúcar granulado
6 gemas de ovo
200 g de natas frescas

Merengue:
4 claras de ovo
200 g de açúcar em pó

Para queimar:
1 dl de licor de laranja (facultativo)



Escolher laranjas grandes e bonitas, muito sumarentas.
Cortá-las em duas partes, tendo muito cui­dado de não estragar as 6 metades de casca que servirão para apresentar o gelado. Com uma faca apropriada, retirar a casca inteira de uma laranja.

Deitar o sumo de laranja, a casca inteira e o açúcar num tacho inoxidável. Deixar levan­tar fervura, mexendo sempre para que o açú­car fique bem dissolvido.

Separar as claras das gemas de ovo. Bater as gemas com um garfo e deitá-las, lentamen­te, sobre o sumo de laranja quente e açucara­do. Tornar a deitar tudo no tacho e deixar en­grossar como para um creme inglês, sem dei­xar ferver. Retirar a casca.

Deixar arrefecer completamente. Bater as natas frescas, juntá-las ao creme e pôr tudo a congelar (bater 2 ou 3 vezes com uma batedei­ra no decorrer da congelação, se não se tiver uma sorveteira).

Quando o gelado estiver consistente, encher com ele as metades de casca vazias e metê-las no congelador do frigorífico.

Preparar antecipadamente um merengue cozido: pôr 4 claras de ovo numa tigela, em banho-maria sem ferver, juntar o açúcar em pó e bater, de preferência com uma batedeira eléctrica, até que se obtenha uma espuma firme e cremosa.

Aquecer o forno no máximo, alguns minu­tos antes de servir a sobremesa.

Colocar as metades de casca que contêm o gelado num prato que possa ir ao forno (dispô-las sobre um anel de papel alumínio amolgado para lhes dar mais estabilidade). Pôr cu­bos de gelo entre as cascas das laranjas.

Decorar inteiramente o gelado com o me­rengue, com a ajuda de um saco de paste­leiro.
Levar tudo a forno muito quente durante 5 minutos, no máximo, para que o merengue aloire.

Retirar imediatamente do lume e dispor as laranjas num prato de ir à mesa.

Queimar o licor de laranja, se se desejar, no momento de servir: amornar ligeiramente o licor, deitá-lo sobre cada taça e incendiá-lo.

Sem comentários: