quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PERU ASSADO NO FORNO RECEITA CULINÁRIA

PERU ASSADO NO FORNO RECEITA CULINÁRIA

1 peru ;
1 kg de sal
1 ou dois limões ;

Para o recheio:

250 g de pão de trigo ;
3 ovos ;
100 g de presunto entremeado
1 colher de sopa de banha
sal e pimenta ;

Para o arroz:

1 kg de arroz ;
asas, patas, pescoço e miudezas do peru ;
1 cebola ;
3 colheres de sopa de azeite ;
sal e pimenta

Depois de limpo cortam-se as asas, as patas e o pescoço. Introduzem-se as patas na barriga e coloca-se o peru num alguidar coberto com água fria, o sal (1kg) e os limões ás rodelas. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro.
No dia seguinte, escorre-se e seca-se com um pano. Com a mão com sal passa-se por todo o peru. Para uma tigela, parte-se o pão em bocados, que se misturam nos ovos inteiros. Junta-se o presunto cortado em pedaços e a banha. Enche-se o peito do peru com este recheio, bem cheio, e cose-se a abertura com agulha e linha.

Calda para o arroz: cozem-se em água as asas, o pescoço, as patas e os miúdos do peru. Tempera-se com sal. Escolhe-se, lava-se e mede-se o arroz.

Pica-se a cebola e aloura-se com o azeite. Rega-se com a calda de cozer os miúdos (uma vez e meia o o volume do arroz) e deixa-se levantar fervura. Introduz-se o arroz, deixa-se ferver um pouco e deita-se num tacho de barro baixo, assa-se o peru, juntando depois ao arroz o molho que dele vai escorrendo enquanto se assa.O tempo de assadura  duas horas.

Sem comentários: