terça-feira, 20 de dezembro de 2016

SOPA DE MARISCO RECEITA CULINÁRIA

SOPA DE MARISCO RECEITA CULINÁRIA

2 kg de amêijoas
2.25 l de água
sal
6 dl de vinho branco seco
3 cebolas
1 aipo
1 ramos de salsa
1 folhas de louro
10 grãos de pimenta preta
1 lagosta de 1 kg
1 kg de camarão
100 g de margarina
4 colheres (sopa) de azeite
5 alhos
1 colheres /sobremesa) de mostarda
1 alho francês
1 tomilho 

Lave bem as amêijoas e ponha de molho durante 2 horas em água e sal. Leve ao lume uma panela com 1,5 l de água, 0,5 l de vinho, 1 cebola e as cenouras cortadas em rodelas finas, o aipo, 1 raminho de salsa, o louro, os grãos de pimenta e pouco sal.

Tape e ferva durante 20 minutos. Ao fim desse tempo mergulhe a lagosta na panela e coza durante meia hora. Deixe arrefecer no caldo, retire, descasque e tire a carne do corpo e das pernas.

Corte em cubos com 1 cm de lado e reserve, bem como os corais, se os tiver. Guarde a água da cozedura, depois de coada. Coza o camarão em 7,5 dl de água temperada com pouco sal, escorra e reserve a água depois de coada.

Descasque o camarão e junte à carne da lagosta. Ponha em lume brando um tacho com a margarina, 2 colheres de sopa bem cheias de azeite, 1 cebola grande em rodelas, 4 alhos grandes inteiros, o restante vinho e a mostarda.

Mexa de vez em quando e logo que a cebola estiver cozida, mas sem fritar, junte as amêijoas escorridas e passadas por água limpa. Tape o tacho e, em lume forte, sacuda-o volta e meia. Logo que as amêijoas abrirem, retire do lume e deite fora as que porventura não abriram.

Retire as amêijoas das cascas e junte ao outro marisco. Tire os alhos do tacho, escorra bem todo o líquido que as amêijoas deitaram, coe e reserve juntamente com as rodelas da cebola.

Leve a lume fraco 2 colheres de sopa de azeite, bem cheias, com 1 cebola média e 1 alho pequeno picadinhos, a parte branca do alho francês em rodelas não muito grossas, 1 raminho de salsa picada e o tomilho.

Tape e logo que a cebola estiver transparente, cubra com a água dos camarões, mexa, tape e deixe cozer. Quando perder o máximo do calor, bata no triturador juntamente com a água das amêijoas e as rodelas de cebola que reservou.

Retire e passe tudo por um passador de rede, calcando com uma colher de pau. Adicione a água em que a lagosta cozeu e leve ao lume para ferver. Se necessário, junte um pouco de água simples.

Deixe levantar fervura e apurar um pouco, adicione todo o marisco que deve ferver apenas alguns minutos. Retire o marisco com uma escumadeira, ponha no fundo de uma terrina, deite por cima o caldo a ferver e sirva imediatamente na própria terrina.

Sem comentários: