domingo, 25 de julho de 2010

PERU Á BRASILEIRA RECEITA CULINÁRIA

PERU Á BRASILEIRA RECEITA CULINÁRIA


Faz-se um vinha de alhos com bastante limão, pimenta, salsa e cebola crua, duas folhas de louro, tudo bem picado. Esfrega-se com frequência o peru para ficar gostoso e enquanto se esfrega, pica-se com uma agulha própria ou com um garfo de bicos compridos, molhando-o bem com a vinha de alhos.

À parte, faz-se o recheio picando os miúdos e refogando-os com manteiga, um ramo de cheiros e tomate, sem peles nem sementes. Depois de apurado, junta-se-lhe algum pão, da véspera, esmigalhado e humedecido em leite, adicionando depois castanhas cozidas, sem casca, ameixas pretas, aos bocadinhos e cinco ovos cozidos e igualmente picadinhos.

Com este recheio se enche a cavidade inferior do peru devendo ficar bem calcado.

Coze-se, então, a abertura com agulha e linha.

O recheio do papo é diferente: faz-se uma farofa com manteiga alourada ao lume, numa frigideira, a que se acrescenta farinha de mandioca, mexendo constantemente até que a farinha tenha uma cor dourada. Para isso deve proceder-se à preparação com o fogo fraco. Quando a farofa está nas condições desejadas adicionam-se cento e cinquenta gramas de azeitonas sem caroço e duzentos gramas de presunto fresco, cortado muito miúdo. Rectificam-se os temperos, enche-se a cavidade do papo, cozendo esta com agulha e linha.

Cobre-se o corpo do peru com pranchas de toucinho, envolve-se em papel pardo pondo-o no forno, a assar. Ê preciso, de vez em quando erguer o papel e regar o peru, com o próprio molho.

Os recheios vão em pratos diferentes.

Sem comentários: