sexta-feira, 30 de julho de 2010

MASSA PARA SONHOS

Massa para sonhos

Põem-se ao lume três decilitros de água com sal e manteiga. Logo que ferva deita-se para dentro da vasilha o mesmo peso de farinha, mexendo rapidamente até cozer esta. Tira-se, então do lume, batendo a massa até esfriar completamente. Deita-se um ovo inteiro, incorpora-se na massa batendo até ligar, depois mais cinco ovos, um de cada vez, tendo o cuidado de ligar sempre bem nos intervalos. Esta massa tem de ser muito trabalhada. Há pessoas que preferem trabalhá-la à mão, outras, com uma colher de pau. No entanto, nunca se deve bater menos de uma hora a não ser quando se utiliza a batedeira eléctrica. Está pronta quando faz foles. Põe-se a descansar, vinte minutos.
Depois põe-se ao lume uma frigideira com bastante óleo, e quando ferver deitam-se os sonhos, que se fazem, aquecendo uma colher de sobremesa no óleo, metendo-a na massa e, com a ajuda de outra colher, formam-se pequenas bolas. Para crescerem devem cozinhar-se lentamente em lume pouco forte. 15, para estalarem, ficando volumosas e leves, carregam-se de vez em quando, com a colher, de maneira a ficarem cobertos pelo óleo. Esta porção de massa leva uma hora aproximadamente
fritar.
Depois de fritos, os sonhos podem ser servidos, passando-se em açúcar e canela ou então, com calda de açúcar feita à parte. Para a calda põem-se ao lume trezentos e cinquenta gramas de açúcar com uma casca de limão e com pau de canela, que se deixa ferver em ponto de pérola.

Sem comentários: