quinta-feira, 1 de julho de 2010

ALHEIRAS DE VILA REAL RECEITA CULINARIA TRADICIONAL


ALHEIRAS DE VILA REAL RECEITA CULINÁRIA TRADICIONAL

Numa vasilha grande põem-se a ferver bocados de toucinho, fêveras de porco, um frango grande, uma porção de carne de vaca e oito a nove ossos, da suã.

Estas carnes, depois de cozidas, são partidas miudamente e também aquelas que estão ligadas aos ossos.

Cortam-se fatias de pão, muito delgadas, que se põem num alguidar grande, vidrado. Sobre este, coloca-se uma peneira com a massa feita de uma cabeça de alhos, passados no almofariz. Deita-se uma porção de colorau picante e doce, despejando sobre os alhos, o caldo (uma parte somente), bem quente, que vai cair em cima das fatias de pão. Deixa-se abeberar, tapando o alguidar para abafar a mistura. Logo que o pão está mole adicionam-se-lhe as carnes partidas, mexe-se muito bem para ligar, rectificam-se os temperos e verifica-se se o caldo que se deitou, foi suficiente. Porque esta massa deve ficar nem muito mole nem muito dura.

Acrescenta-se, por fim, uma porção razoável, de banha fervente, mexendo bem.

As tripas não devem ficar muito cheias, usando-se o funil apropriado e fazendo esta operação apressadamente pela dificuldade que há era fazer passar pelo funil a massa fria. E, por isso, há quem coloque o alguidar ao lado do lume ou no bafo de uma panela.

As alheiras são atadas como qualquer outro enchido.

MAIS SOBRE ALHEIRAS

Sem comentários: