sexta-feira, 5 de março de 2010

EMPANADAS

EMPANADAS
Estreitamente aparentados com os pi-roschki russos, estes saborosos pastéis de carne passam por ser o prato favorito dos chilenos. No entanto, encontram --se também em todos os estados latino--americanos.
No Chile, costumam temperá-los muito picantes (diz-se que «as empanadas têm de queimar») quer com pimenta-de--caiena quer com malagueta-de-piripiri picada. Também podem meter-se no forno, sobre um tabuleiro, pincelados de gema.

500 g de farinha, L/2 colher de chá de fermento em pó, 2 ovos, um pouco de leite morno, sal, 200 g de manteiga ou margarina, 250 g de restos de carne cozinhada, 2 cebolas, 1 dente de alho,
1 pimento, 2 colheres de sopa de'óleo, 2 ovos cozidos, 8 azeitonas verdes, 50 g de passas, 1 paprika, pimenta, manjerona, gordura para fritar

Sobre uma tábua de amassar, misture a farinha com o fermento em pó. Forme uma cova no centro e deite aí os ovos, o leite e o sal. Misture-os com um pouco de farinha a formar uma papa. Corte a manteiga aos bocados e ponha-os sobre essa papa. Amasse tudo até a massa ficar lisa. Faça uma bola e ponha-a 2 horas no frigorífico. Passe a carne pala máquina de picar e refogue-a em óleo com a cebola picada, o dente de alho esmagado e o pimento limpo de sementes e cortado fino. Deixe arrefecer um pouco e junte os ovos picados, as azeitonas e as passas. Misture bem e tempere fortemente com sal, pimenta, paprika e manjerona. Estenda a massa de modo a ficar fina, recorte rodelas de cerca de 10 cm de diâmetro, rechei-as, dobre-as e pincele-lhes os bordos com clara batida, unindo-os bem. Frite em abundante gordura quente até ficarem douradas. Sirva quente.

Sem comentários: