sábado, 29 de maio de 2010

ARROZ MATOUTOUCRABE RECEITA CULINÁRIA

ARROZ MATOUTOUCRABE RECEITA CULINÁRIA


800 gramas de arroz gigante
1 caranguejo por pessoa
2 colheres, das de chá, de caril, por pessoa
4 » » » sopa, de farinha de trigo (em cogulo)
2 pimentões vermelhos
2 pimentos pequenos, verdes
6 cebolas médias
2 dentes de alho
1 ramo de cheiros
6 a 7 colheres de azeite
Camarões, q. b.

Leva-se ao fogo a aquecer uma porção de água suficiente para cozer o arroz, temperada com sal. Geralmente a quantidade indicada para cada chávena de arroz é de três a três e meia de água. Enquanto a água aquece, lava-se o arroz à torneira, dentro de um passador, não devendo esquecer esta operação de que depende muito o êxito deste prato.

O arroz lava-se até ficar perfeitamente claro, por isso mexe-se até obter esse resultado. Quando a água que está ao lume ferver, deita-se-lhe o arroz depois de bem escorrido, regulando, nessa altura, o fogo para não deitar por fora. Deve ser lume brando, regulando aproximadamente vinte minutos o tempo de cocção.

Entretanto, depois de cozidos os caranguejos, tira-se-lhes a carne juntando a um refogado levemente alourado, uns minutos apenas. Depois retiram-se do refogado para um prato, ficando ao lado do lume. Na vasilha onde se fez o refogado, se este estiver em seco, põe-se uma, duas ou três colheres de azeite, levando a aquecer até borbulhar, para então se lhe acrescentar a farinha e o caril misturados e passados pela peneira. Mexe-se vivamente, junta-se-lhe aos poucos, aproximadamente, um quarto de litro de água, o ramo de cheiros finamente picados, os caranguejos e duas ou três cebolas, que ficaram reservadas, cortadas miudamente, cozendo com pouco lume, mas mexendo constantemente para não encaroçar.

Os pimentões e os pimentos são branqueados (em água fervente) apenas uns minutos para que apresentem a cor natural.

O arroz (que está cozido) põe-se num passador e este sob a travessa de água fria. Escorre-se bem, vaza-se para uma forma de «savarin» circular, com um buraco ao centro, calcando de maneira que fique bem ajustado.

Depois, desenforma-se num prato redondo, enche-se a cavidade do meio com o molho dos caranguejos, decorando com as tiras do pimentão e do pimento.

À roda, formando coroa, na parte superior do pudim de arroz armam-se os camarões. Ã volta do prato guarnece-se com tomate às rodas, ovos cozidos também às rodas, tudo salpicado de salsa miudinha.













Sem comentários: