quarta-feira, 26 de maio de 2010

PASTA DE AMÊNDOAS MASSAPÃO CULINARIA

PASTA DE AMÊNDOAS MASSAPÃO CULINÁRIA

PASTA DE AMÊNDOAS (COZIDA) RECEITA CULINÁRIA


450 gramas de açúcar
160 » » amêndoas moídas
85 » » «Icing sugar»
1 del. de água
claras de ovos
1 pitada de cremor tártaro ou fermento Royal

Dissolve-se o açúcar na água, dentro de uma caçarola que se leva ao lume a ferver em fogo brando. Mistura-se o cremor de tártaro, elevando-se a temperatura até duzentos e setenta graus F.
Tira-se do lume para se misturar a amêndoa moída e as claras de ovos, em castelo, levando, de novo, ao lume a ferver, alguns minutos, mexendo bem.

Deita-se a mistura sobre uma pedra de mármore, untada de manteiga e junta-se o «Icing sugar», trabalhando a massa com uma espátula ou faca de folha larga, puxando as extremidades para o centro e amassando bem.

Logo que a massa esteja suficientemente morna para ser trabalhada à mão, amassa-se bem, incorporando-lhe mais açúcar, se for necessário, até que a massa se despregue da mesa.

É com esta massa de amêndoas cozidas, a que se dá o nome de Massapão, que se moldam pequenos doces em forma de frutos, flores, etc, coloridos com corantes vegetais, próprios para se usar em decorações de bolos de casamento, baptizado, anos, etc.

Também é usada para cobrir bolos.

Estende-se a massa com o rolo e corta-se uma rodela, quadrado ou losango, um pouco maior do que o bolo, dobran-do-se o excedente para baixo.

Faz-se uma tira com a circunferência do bolo, com a qual se reveste este, ligando bem nas junturas, com uma faca.

Deixa-se secar antes de se decorar com qualquer coberto.

Sem comentários: