quinta-feira, 3 de junho de 2010

BOLO DE RECHEIO

Bolo de recheio
4 ovos
200 gramas de açúcar
100 » » farinha de batata
1 casca de limão
Batem-se as gemas com o açúcar e a casca de limão, deita-se depois a farinha aos poucos, alternando com as claras em castelo.
Deita-se num tabuleiro untado e vai a cozer ao forno. Quando se introduz um palito na massa e este sai enxuto, retira-se o tabuleiro do forno, desenforma-se sobre um guardanapo polvilhado de açúcar e deixa-se esfriar.
Faz-se o recheio com duas colheres, das de sopa, de água, com duas colheres de açúcar, que se deixam chegar a ponto de espadana.
Retira-se do lume e deixa-se esfriar o suficiente para se poderem incorporar três gemas ligadas, sem serem batidas, levando de novo ao lume a cozer e engrossar.
Corta-se o bolo em duas metades perfeitamente iguais, sobre uma das quais se estende o recheio, cobrindo-se com a outra metade.
Bate-se uma clara de ovo com bastante açúcar aromatizado a gosto, com raspa de limão ou laranja, baunilha, etc, de maneira a formar uma pasta com que se cobre o bolo por cima e pelos lados.
Esta massa deve bater-se com uma faca e com ela se alisa o bolo, depois de coberto. Pode adornar-se com morangos lavados e enxutos, fruta cristalizada, rodelas de banana ou fatias de ananás, etc.
Dura, macio e agradável até oito dias depois de feito, mas deve, nesse caso, rechear-se com doce de fruta, de preferência um pouco ácida.

Sem comentários: