quinta-feira, 8 de abril de 2010

TARATOR - SOPA DE IOGURTE

Esta sopa de iogurte é, sem dúvida, de origem oriental — tal como as sopas frias de outros países, por exemplo, o okmoshka na Rússia, o gazpacho em Espanha e o djadjik na Turquia. O iogurte, que Mia Bulgária se chama «podkwassa», é considerado entre nós um alimento de regime. Nos Balcãs, à excepção dos cientistas, todos o consideram uma fonte de saúde e de longevidade.
As estatísticas búlgaras apontam orgulhosamente o facto de, na Bulgária, viverem centenas de pessoas com mais de 100 anos, devendo a mais idosa ter já festejado o seu 119.° aniversário. Nas últimas décadas, o iogurte popularizou-se em muitos países europeus. Assim, se a média de vida dos búlgaros for realmente devida a este alimento, o número de centenários vai certamente aumentar.
1 pepino, sal, 2 dentes de alho, 3 colheres de sopa de óleo, 100 g de nozes, 4 boiões de iogurte,
1,25 dl de nata ácida, pimenta, 2 colheres de sopa de funcho picado
Descasque o pepino e pique-o ou rale-o. Tempere levemente de sal e ponha-o no frigorífico. Ponha no «mixer» o alho com o óleo, as nozes e o iogurte e bata vigorosamente. Misture a nata e tem¬pere de sal e pimenta. Misture o pepino ao iogurte batido, rectifique o tempero, polvilhe com o funcho e algumas meta¬des de nozes e sirva a sopa gelada. Se gostar, ponha em cada prato 2 ou 3 cubos de gelo.

Sem comentários: