sexta-feira, 30 de abril de 2010

MARANHOS RECEITA CULINARIA COZINHA TRADICIONAL

MARANHOS RECEITA CULINÁRIA  COZINHA TRADICIONAL

Compram-se duas ou três bandogas (dobradas de carneiro) e a carne suficiente para se encherem os maranhos. As dobradas raspam-se, lavam-se em muitas águas, tiram-se-lhes as peles por dentro e esfregam-se com metades de limão. Cortam--se, depois, do feitio de pequenos sacos, que são cosidos por três lados, deixando um aberto para se poderem encher.
A carne de carneiro, que se comprou, é cortada aos pedacinhos com uma tesoura, assim como toucinho, presunto e chouriço bom, temperando-se com sal, hortelã e vinho branco e deixando-se assim preparada até ao dia seguinte.
No outro dia acrescenta-se um pouco de água e arroz cru à carne picada, tendo o cuidado de não encher demasiadamente os sacos para que não rebentem quando o arroz estiver cozido.
Fecham-se os sacos e metem-se numa panela com água, onde tenham espaço para estar à vontade. Logo que se possam espetar com facilidade, estarão prontos. Não se deve deixá-los cozer demasiadamente.
Este prato regional da Beira Baixa é mais próprio para o almoço; mas se quiserem servi-lo ao jantar guarda-se a água em que os maranhos foram cozinhados e estes aquecem-se dentro dela.

Sem comentários: