quarta-feira, 14 de abril de 2010

RISSÓIS DE CAMARÃO RECEITA CULINÁRIA

RISSÓIS DE CAMARÃO RECEITA CULINÁRIA

Faz-se a massa pondo ao lume num tacho uma chávena de água com uma colher, das de sopa, de banha ou manteiga que se deixa levantar fervura. Nesse momento deita-se-lhe dentro, de golpe, uma chávena cheia, em cogulo, de farinha que se mistura rapidamente e se deixa cozer, enxugando e ficando do feitio de uma bola homogénea. Esfria durante uns minutos até se poder trabalhar com as mãos, amassando-se um bocado e deixando repousar até esfriar completamente.
Faz-se um creme de leite e farinha, bem espesso, a que se junta o camarão refogado e um pouco da água em que este cozeu, sal, sumo de limão e pimenta.
Estende-se a massa sobre a superfície de mármore da mesa da cozinha, polvilhada de farinha, e com um rolo dá-se-lhe a espessura de cartão, não tão fina como a massa tenra, pondo um pouco de creme de camarão em pequenos montículos, depois do que se dobra e se corta com um corta-massas redondo, de forma a os rissóis ficarem do feitio de um semi-círculo.
Depois de todos tendidos passam-se por ovos batidos e pão ralado e vão a fritar em azeite ou óleo, até ficarem dourados.

Sem comentários: