sexta-feira, 30 de abril de 2010

CARIL DE FRANGO À INDIANA RECEITA CULINÁRIA


RECEITA CULINÁRIA CASEIRA DE CARIL DE FRANGO À INDIANA

1 frango grande, com um quilo e meio
1 cebola grande ou duas pequenas
1 coco
1 colher, das de sopa, de colorau picante ou 10 gramas de malaguetas
3 gramas de gengibre
25 » » cominhos
20 » » sementes de coentros
200 » » de polpa de tomates
60 » » manteiga
20 » » cúrcuma

Parte-se o coco, aproveita-se a água que contém e esma­ga-se a amêndoa num almofariz.
O polme obtido é coberto pela água dentro de uma pe­quena taça que se coloca dentro de uma caçarola com água a ferver, durante vinte e cinco minutos, sem deixar a água penetrar na taça.
Depois, mete-se o conteúdo da taça dentro de um pano que se espreme, para sair todo o líquido, repetindo-se a operação com mais um pouco de água.
O líquido é vertido num tacho, juntamente com o leite do coco, a polpa de tomate, colorau e a cúrcuma, temperando-se com sal.
Os cominhos, os coentros em semente e o gengibre, são metidos num almofariz e reduzidos a pó, sendo este metido dentro de um pano, que é atado com cordel, para se fazer uma boneca, que se introduz dentro do caldo e se deixa ferver du­rante uns minutos.
O frango partido aos bocados, em cru, é metido numa caçarola e refogado em manteiga com a cebola às rodas, ate meia cozedura, deitando-se, então, o molho já preparado e tapando-se a caçarola para deixar o frango acabar de cozer.
Liga-se o molho com um pouco de farinha desfeita em água, devendo ficar com consistência espessa.
Serve-se o frango em prato coberto e o arroz em prato grande redondo ou em travessa, como acompanhamento. Deve ser arroz à creoula.

Sem comentários: