quinta-feira, 8 de abril de 2010

SUKIYAKI - SOPA DE CARNE

Sukiyaki

Esta especialidade japonesa pertence, tal como as fondues, às «refeições de amizade»: os convivas sentam-se em torno da caçarola fervente e servem-se a si próprios.
Este prato pode, naturalmente, preparar-se na cozinha, quer sob a forma de sopa quer como carne estufada, com óleo e pouco caldo. Torna-se, porém, mais interessante se todos participarem na cerimónia da confecção. É importante que as fatiazinhas de carne sejam realmente delgadas.
400 g de lombo de vaca, 400 g de lombo de vitela, 2 litros de caldo de carne, pimenta, molho de soja, 1 golo de sherry, sal, açúcar, 1 kg de legumes (bocados de couve-flor, anéis de cebola e pimento, tirinhas de alho francês e aipo e rebentos de bambu), 4 gemas, ketchup de tomate, molho de maionese, picles variados, cebolinhas de conserva
Corte a carne em fatias delgadíssimas e ponha-as sobre pratos ou travessas. Tempere fortemente o caldo de carne com os condimentos indicados e ponha-os num recipiente de fondue, ou outro semelhante, sobre um rechaud. Coloque-os sobre a mesa. Prepare os legumes, corte-os e junte uma parte ao caldo.
Em frente de cada pessoa ponha uma tacinha com uma gema batida. Os molhos — pode usar também os da fondue bourguignonne — e os acompanhamentos picantes servem-se separadamente.
À mesa, cada pessoa enrola uma tira de carne à volta do garfo de fondue e mergulha-a um instante no caldo de legumes fervente. Passa depois a carne, cozida a gosto, na gema ou num dos molhos e come-a com os legumes do recipiente e os acompanhamentos picantes.
Sirva com pão branco ou arroz.

Sem comentários: