quinta-feira, 8 de abril de 2010

SOLJANKA - SOPA RUSSA

Soljanka

A seguir ao Borsch , é a sopa russa mais famosa. Prepara-se de muitas formas — com choucroute e peixe; couve branca e restos de assado; leve, ou espessa e corada no forno. Esta receita orienta-se pela ideia internacional de Soljanka de peixe. Devem, portanto, usar-se camarões (ou lagosta) e mexilhões. Mas se se prescindir destes ingredientes, obtém-se uma leve sopa de peixe com legumes, que não agrada somente aos gastrónomos.


500 g de peixe (linguado, truta, perca, lúcio), cheiros, 2 cebolas,
4 colheres de sopa de óleo, 40 g de farinha, 250 g de tomate, 250 g de cogumelos (boletos comestíveis), 75 g de camarão ou lagosta, 75 g de mexilhão (lata), 1 pepino de conserva, 5 azeitonas, 1 colher de chá de alcaparras, sumo de limão, sal, pimenta, um pouco de funcho


Limpe o peixe, arranque-lhe a pele e as espinhas. Com as cabeças, pele, espinhas e barbatanas lavadas, faça um caldo de peixe (40-50 minutos). Coe-o. Refogue as cebolas picadas com os cheiros cortados no óleo quente. Polvilhe com a farinha, mexendo bem, e regue com o caldo. Junte o tomate e os cogumelos cortados e deixe cozer 15-20 minutos em lume brando. Coza então, neste molho, os filetes de peixe cortados aos bocados. Deixe os camarões, a lagosta (aos bocados) e os mexilhões aquecerem neste molho. Junte o pepino e as azeitonas cortadas às rodelinhas. Tempere com alcaparras, sumo de limão, sal, pimenta, e funcho. Facultativamente, pode pôr na mesa iogurte ou natas para quem gostar.

Sem comentários: